terça-feira, 1 de junho de 2010

Caracteristicas do canário Timbrado Espanhol

O que distingue o canário Timbrado Espanhol das outras raças é o seu tipo de canto característico.
Os giros emitidos pelo Timbrado Espanhol devem ter as seguintes características:
O tom geral do seu canto deve compreender um amplo registo tonal, sem que o canário tenha que se especializar em determinado tom, tal como acontece com outras raças de canto; por exemplo; o Roller em tom baixo, o Malinois em tom médio. O tom do timbrado será sempre alto, devendo também conseguir o médio e o baixo nos seus giros, atingindo assim mais amplitude.

A intensidade de voz, nos giros emitidos deverá atingir uma qualidade tal que permite uma clara audição do som das vogais e das consoantes que compõem estes mesmos giros, mas sem chegar ao ponto de ser um som estridente, de forma a realçar o carácter musical e alegre deste tipo de canto.
O "timbre"em que os giros são emitidos, será tal como o seu tom, o mais abrangente possível, sendo este predominantemente metálico. É portanto um canário que canta com o bico aberto, libertando um som brilhante e alegre.

Algumas das características da canção que são compostas pelos giros, são os ritmos lentos mas estes devem permitir uma dicção mais clara possível. Consideramos os ritmos lentos ou semilentos os seus principais, mas não desvalorizando os ritmos mais rápidos, pois estes também contribuem para a riqueza e variedade deste tipo de canto.

Em resumo, o canto do Timbrado Espanhol deve ser de ritmo lento, mas não só, com uma clara dicção e o mais variado possível.
Não sendo o canário Timbrado Espanhol, nem de cor nem de porte, cria alguma liberdade ao criador para ajustar as características fenotípicas dos seus canários segundo a evolução do canário Silvestre.

Sem comentários:

Enviar um comentário